sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Virgem Maria (Parte II)


 


Fiat - Banda Dom
Composição: Bruno Camurati e Karen  Melo
Chamas por mim, ouço tua voz
Que queres de mim, ó meu Senhor?
Estou aqui, ao teu dispor
Servo fiel à tua vontade eu serei
Teus planos vão além do que eu possa entender
Quem sou eu pra merecer tantas graças assim?
Meu sim eu quero te dizer, querer o teu querer
E assim viver
Pois eu já não posso mais
Calar a voz que grita em mim
Fiat
Faça-se, faz em mim
Quero que faças sim
Tua vontade, sim
Faz em mim
Quero que faças sim
Simples mulher
Pura e fiel
Como tua mãe eu quero ser
Silenciar diante de ti
E guardar tudo dentro do meu coração
Não quero que a embriaguez dos vinhos que bebi
Me impeça de provar o sabor do teu vinho novo
Sede nunca mais terei, contigo posso sempre renascer
Eu sei, já não posso mais.
Calar a voz que grita em mim

O sim de Maria- Fiat
 Maria não foi mera espectadora da obra de salvação do mundo, mas prestou a esta uma cooperação ativa: Maria respondeu ao anjo: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lc 1,38). Deus escolheu Maria, por mera gratuidade, para ser Mãe Santa. Para tanto encheu-a de graça, fê-la kecharitoméne. Na Anunciação (Lc 1,26-38), o Sim de Maria é uma aceitação na colaboração em toda a obra da reconciliação da humanidade com Deus. Este sim foi dito em nome de todo o gênero humano; assim uma mulher tornou-se uma representante de toda a humanidade no diálogo decisivo do Criador com a criatura. Concedendo tão valiosa função à mulher, o Senhor Deus quis abrir o caminho à exaltação da mulher e mostrar a importância que Ele atribuiria a esta Igreja.

Porque Jesus é homem? Não podia ser mulher?
            O Filho de Deus assumiu a natureza humana escolhendo o sexo masculino. Essa escolha podia parecer um privilégio concedido a um sexo em detrimento do outro. Na verdade, porém, o plano de Deus incluía a colaboração de ambos os sexos: a uma mulher – Maria – o Criador reservou a função de representar o gênero humano inteiro diante do anúncio da vinda do Salvador. Em Cristo vemos, com toda a Tradição, o segundo Adão (Rm 5,14; 1Cor 15,45-49), e em Maria a nova Eva ( ao contrário AVE) Unindo a Virgem-Mãe e o Salvador se Filho, o Pai Celeste realizou a mais perfeita associação do homem e da mulher que jamais tenha ocorrido.

MOMENTOS IMPORTANTES
 - Nas Bodas de Cana (Jo 2,1-12), Maria está atenta a tudo e vê que o vinho (=alegria,mudança do velho para o novo homem) faltou. Maria pede ao Filho, pois acolhe o pedido dos filhos e apresenta à Jesus, Jesus diz que a hora Dele não chegou, assim Maria caminha e intercede por nós.Maria, com a sua intervenção suscita também a fé dos discípulos. A fé de Maria está na origem do sinal que Jesus realizou, e prepara os discípulos para acolher a manifestação da sua glória e crer nele. A vida de Maria está claramente orientada para o serviço do Filho de Deus e de sua missão;

-O seguimento de Jesus na Cruz por Maria, a coloca no plano salvífico que levaria Jesus à morte de cruz. Assim, a Virgem não sofreu em favor dela mesma, sofreu em favor de nós, como Mãe de todos; Ela acompanha os filhos até nos momenos de sofrimento.Mulher forte que fica de pé, junto a cruz.

- A Missão de Maria nos inícios da Igreja. O livro dos Atos dos Apóstolos refere que Maria acompanhava os apóstolos no Cenáculo, rezando com eles na expectativa do Espírito Santo. Mesmo após a Ascensão do Filho, Ela continuava presente na Igreja prolongando sua missão de intercessora. Assim Maria é consagrada a Mãe da Igreja

Assunção de Nossa Senhora:

Virgem Maria e seus títulos:
São muitos os títulos pelo os quais a Igreja louva a Virgem Maria. Também são muitos são os títulos pelos quais os povos no mundo inteiro aplicam a Maria, como forma de amor e carinho, e no desejo de enaltecê-la sempre mais. Todos eles alimentam a nossa devoção, fazendo-nos pensar na grandeza e na dignidade da Mãe de Deus (ver também: http://acolitato.comfypage.com/4.htm). Muitos títulos de Maria se referem a momentos da sua vida, como por exemplo, o de Nossa Senhora da Conceição, quando nos referimos a Ela que foi concebida Imaculada, pura, enriquecida de privilégios por Deus, em razão da sua maternidade Divina. Os títulos são muitos, mas uma só é a Virgem Maria.

Qual deverá ser então a nossa atitude para com a Virgem Maria?
A Igreja nos ensina: devemos "elevar nossos olhos a Maria que refulge para toda a comunidade dos eleitos como exemplo de virtudes" (LG. 65). Devemos também ter para com Ela uma verdadeira devoção que "não consiste num estéril e transitório afeto, nem numa certa vã credulidade, mas que procede da fé verdadeira, pela qual somos levados a reconhecer a excelência da Mãe de Deus, excitados a um amor filial para com nossa Mãe e à imitação de suas virtudes" (LG. 67). A Virgem Maria a quem veneramos com muito amor, nos aponta sempre para Deus para que o adoremos e para vivermos o mandamento maior do amor com nossos irmãos e irmãs!

Virgem Maria e outras seitas e religiões:
Ver:

Queridos esse presente resumo foi baseado em estudos, cursos, e sites católicos, como o :
Vale a pena conferir!
                               Um grande beijo,
                                                    Mariana Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário