terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Vicente Pallotti

Bom, primeiramente, gostaria de parabenizar a Pastoral da Juventude que, neste dia 08/12/10, completou 3 anos de existência. Que ela resista às muitas dificuldades que aqueles que se empenham e se esforçam para evangelizar passam.

Como o Guilherme não fez o resumo sobre a sua apresentação sobre São Vicente Pallotti, resolvi buscar na internet os fatos mais relevantes de sua vida. É claro que não ficará tão rico quanto a apresentação dele na PJ, mas que fique como um estímulo para buscarmos mais sobre esse grande santo que tanto se doou para os mais necessitados.



Vicente Pallotti nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795 e foi ordenado padre em 1818 aos 23 anos. E viveu num tempo em que foram impostos fundamentos do mundo moderno e de uma nova ordem sócio-política, ele confrontava-se com os problemas que dificultavam a vivência da fé e o crescimento das tarefas ligadas ao anúncio do Evangelho nas terras de missão. Diante de tais problemas que a Igreja devia afrontar, Pallotti voltava sua atenção sobre a necessidade urgente de reavivar a fé e de reacender a caridade entre os católicos para anunciar a todos os homens a boa notícia da salvação.
Ele acreditava que toda pessoa tem um talento particular, e a capacidade para usar isto generosamente por Deus e pelos outros. Ele viu na educação um meio de auxiliar as pessoas à alcançar seus potenciais. Fundou escolas para que as pessoas pudessem aprender mais sobre agricultura, conseguindo instituir aulas noturnas para os operários que desejam estudar e cursos para carpinteiros, cordoeiros ou alfaiates.
Desde menino, Vicente se mostrou estudante dedicado e orante fervoroso, com uma devoção especial ao Espírito Santo. Foram diversas as vezes em que voltou para casa sem o casaco ou os sapatos, por doá-los a algum necessitado que encontrara pela frente.

São Vicente Pallotti é o fundador da Sociedade do Apostolado Católico (S.A.C.) que inclui Padres, Irmãos e Irmãs (conhecidos como Palotinos(as)) que dão continuidade em sua missão. Entre seus grandes feitos, podemos salientar sua importante participação no combate à epidemia de cólera que quase dizimou a população de Roma em 1837.
No dia 13 de janeiro de 1850, Vicente Pallotti, após uma celebração, saiu para a rua. Fazia frio e chovia muito. Compadecido de um pobre, tirou a capa e entregou para ele se cobrir. Esse gesto de generosidade, fruto do amor que tanto pregava, o deixou desprotegido para suportar o inverno europeu. Apanhou uma constipação, que degenerou para uma grave infecção na pleura, levando-o à morte. Vendo-o no sofrimento da morte, o Padre Vaccari suplicou-lhe:” Padre, reze a Deus para que o cure”. Mas ele respondeu:” Por favor, deixe-me ir para onde Deus quer”.
O papa Pio XI o beatificou, reconhecendo sua atuação de inspirado e "verdadeiro operário das missões". Em 1963, também reconhecendo o valor de suas idéias, de seu carismo e de suas obras, o papa João XXIII proclamou Vicente Pallotti como Santo. João XXIII ainda o nomeou patrono do Concílio Vaticano II. É, pois, Vicente Pallotti, fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que inclui Padres, Irmãos e Irmãs, conhecidos como Palotinos e Palotinas.

Oferecimento
São Vicente Pallotti, grande é a nossa confiança em vós; sempre nos auxiliastes com a vossa proteção; na terra exortáveis continuamente os atribulados a rezar e a confiar em Deus.
Por isso rezamos e esperamos firmemente de Deus, pela vossa intercessão, a ajuda em nossas necessidades.
Alcançai de Deus, se for de sua vontade, saúde aos nossos enfermos, prosperidade em nossos negócios e planos, felicidade e paz de Jesus em nossos lares.
Fazei que sejamos justos para com o nosso próximo, atentos aos necessitados, vivendo em comunhão e participação.
Temos certeza de que não nos deixareis desamparados. Amém.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário