domingo, 26 de dezembro de 2010

Novena de Natal da PJ 2

Olá, gente! Como foram de Natal?
Que não só a comilança e a bebedeira continuem em 2011, mas o espírito de amor e bondade envolvendo a todos aqueles os quais vocês amam! Faltam 5 dias pra correria das festas de fim de ano voltarem com o Reveillon haha Vamos aproveitar essa semaninha de tranquilidade e curtir o clima do Natal.
Como prometido, posto algumas fotos da nossa última novena e da confraternização feita após com direito a lanchinho e entrega de presentes de amigo-oculto:












Aproveito para deixar também um video bem legalzinho a respeito da História de Natal num mundo digitalizado: http://www.youtube.com/watch?v=tgtnNc1Zplc. Vale a pena ver!

Amanhã haverá Bingo no SDM a partir das 14h, com vários prêmios: 10 mil, kombi, televisor, iphone etc. À noite, teremos a missa no horário de sempre, 19h.

Um ótimo domingo!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Olá, gente!
Faltam 4 dias pro Natal, todos já terminaram suas novenas? Lembrando que o encerramento de todos os grupos será na quinta-feira, dia 23, após a missa das 19h e na quarta-feira, dia 22, será a confissão coletiva, a partir das 20h.
A PJ já fechou as suas atividades desse ano com uma confraternização na casa do Leandro que rendeu muita conversa e risadas. Logo posto algumas fotos do amigo oculto, ok?

Bom, como não tenho muito o que dizer hoje, aproveito para colocar aqui uma nota falando sobre o Papa e os jovens:

Papa preside oração das Vésperas e marca encontro com jovens na JMJ 2011 - 17/12/2010 
Bento XVI presidiu na tarde de ontem, 16, quinta-feira, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a oração das Vésperas com os universitários das Pontifícias Universidades Católicas de Roma, em preparação ao Natal.

O papa frisou que sente a necessidade de uma nova classe de intelectuais, sublinhando que a universidade é chamada a desempenhar esta função apoiada pela Igreja.

A Basílica de São Pedro estava lotada de jovens que se reuniram em oração com Bento XVI, olhando com confiança para a vinda de Jesus. Neste contexto, o papa mostrou a gruta de Belém como "um itinerário de libertação interior e experiência de liberdade profunda que impulsiona a caminhar em direção a Deus que nos acompanha em nossa vida cotidiana e nos fala no segredo do coração e nas Sagradas Escrituras", ressaltou o Santo Padre, convidando os jovens a libertar o coração de todo fermento de sofrimento e falsa expectativa. "Deus continua agindo na história e pede para ser acolhido", disse.

Bento XVI reiterou que "a paciência e a constância cristã não são sinônimos de apatia e resignação, mas são virtudes de quem sabe respeitar os tempos e as maneiras da condição humana".

"Caminhamos rumo a Belém com o olhar para Deus paciente e fiel, que sabe esperar, que sabe parar e respeitar os tempos de nossa existência. O menino que encontraremos na manjedoura é a manifestação plena do mistério do amor de Deus que ama doando a vida, que ama de forma desinteressada, que nos ensina a amar e que pede para ser amado", disse ainda o papa.

Falando sobre a passagem do Ícone de Maria Sedes Sapientiae das mãos da delegação universitária africana à espanhola, que marca a peregrinação de Maria por todas as universidades da Espanha, o papa confiou toda a comunidade universitária à Virgem Maria, marcando com os jovens um novo encontro, em Madri, na Jornada Mundial da Juventude de 2011.
 
Beijos e fiquem com Deus

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Boa tarde, gente!
Mais uma semana passou e cada vez mais estamos chegando perto do Natal.

"O mês de dezembro é marcado por dois tempos litúrgicos: Advento e Natal. Na liturgia da Igreja, o tempo do Advento é o período de preparação espiritual para a festa de Natal. De certo modo, é o tempo de penitência que tem por finalidade a mudança da nossa vida para recebermos Jesus. A própria palavra 'advento' significa a vinda, a chegada de alguém muito importante. A vinda histórica de Jesus à Terra já aconteceu há 2010 anos. Agora comemoramos a sua 'vinda' para o coração de cada um de nós, para as nossas famílias e para a nossa sociedade. Jesus quer trazer a verdadeira paz para todos. Por isso, tanta preparação.
Mas, infelizmente, esta festa mais linda do ano ficou deturpada pela comercialização dos produtos de Natal. Quase ninguém mais respeita o tempo de silêncio e da penitência, e, logo depois do Dia de Finados, quer cantar a música 'Noite Feliz' que, até o dia do nascimento de Jesus, fica muito desgastada. O verdadeiro presente de Natal é mesmo Jesus Cristo, mas o comércio tenta excluí-Lo, para, por acaso, não 'estragar' a 'boa fé' dos ateus e membros de outras religiões. A preparação espiritual fica esquecida por conta das compras que se faz para dar presentaes para todos. Muitas vezes, sem saber o por quê. Ao mesmo tempo, o 'presente' de Deus para nós, que é Jesus fica relegado a um segundo plano.
A noite de Natal é algo mágico. Infelizmente, muita gente limita a celebração para a ceia de Natal e esquece a casa do Aniversariante. Façam tudo para que as famílias inteiras possam participar da Missa do Galo. "
No Santuário da Divina Misericórdia, a confissão será realizada no dia 22 de dezembro, depois da missa das 19h, com a presença dos demais padres da forania.
FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA! ACEITE O PRESENTE DE DEUS!
                                                                                                                                    Pe. Jan Sopicki



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

São Vicente Pallotti

Bom, primeiramente, gostaria de parabenizar a Pastoral da Juventude que, neste dia 08/12/10, completou 3 anos de existência. Que ela resista às muitas dificuldades que aqueles que se empenham e se esforçam para evangelizar passam.

Como o Guilherme não fez o resumo sobre a sua apresentação sobre São Vicente Pallotti, resolvi buscar na internet os fatos mais relevantes de sua vida. É claro que não ficará tão rico quanto a apresentação dele na PJ, mas que fique como um estímulo para buscarmos mais sobre esse grande santo que tanto se doou para os mais necessitados.



Vicente Pallotti nasceu em Roma, no dia 21 de abril de 1795 e foi ordenado padre em 1818 aos 23 anos. E viveu num tempo em que foram impostos fundamentos do mundo moderno e de uma nova ordem sócio-política, ele confrontava-se com os problemas que dificultavam a vivência da fé e o crescimento das tarefas ligadas ao anúncio do Evangelho nas terras de missão. Diante de tais problemas que a Igreja devia afrontar, Pallotti voltava sua atenção sobre a necessidade urgente de reavivar a fé e de reacender a caridade entre os católicos para anunciar a todos os homens a boa notícia da salvação.
Ele acreditava que toda pessoa tem um talento particular, e a capacidade para usar isto generosamente por Deus e pelos outros. Ele viu na educação um meio de auxiliar as pessoas à alcançar seus potenciais. Fundou escolas para que as pessoas pudessem aprender mais sobre agricultura, conseguindo instituir aulas noturnas para os operários que desejam estudar e cursos para carpinteiros, cordoeiros ou alfaiates.
Desde menino, Vicente se mostrou estudante dedicado e orante fervoroso, com uma devoção especial ao Espírito Santo. Foram diversas as vezes em que voltou para casa sem o casaco ou os sapatos, por doá-los a algum necessitado que encontrara pela frente.

São Vicente Pallotti é o fundador da Sociedade do Apostolado Católico (S.A.C.) que inclui Padres, Irmãos e Irmãs (conhecidos como Palotinos(as)) que dão continuidade em sua missão. Entre seus grandes feitos, podemos salientar sua importante participação no combate à epidemia de cólera que quase dizimou a população de Roma em 1837.
No dia 13 de janeiro de 1850, Vicente Pallotti, após uma celebração, saiu para a rua. Fazia frio e chovia muito. Compadecido de um pobre, tirou a capa e entregou para ele se cobrir. Esse gesto de generosidade, fruto do amor que tanto pregava, o deixou desprotegido para suportar o inverno europeu. Apanhou uma constipação, que degenerou para uma grave infecção na pleura, levando-o à morte. Vendo-o no sofrimento da morte, o Padre Vaccari suplicou-lhe:” Padre, reze a Deus para que o cure”. Mas ele respondeu:” Por favor, deixe-me ir para onde Deus quer”.
O papa Pio XI o beatificou, reconhecendo sua atuação de inspirado e "verdadeiro operário das missões". Em 1963, também reconhecendo o valor de suas idéias, de seu carismo e de suas obras, o papa João XXIII proclamou Vicente Pallotti como Santo. João XXIII ainda o nomeou patrono do Concílio Vaticano II. É, pois, Vicente Pallotti, fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que inclui Padres, Irmãos e Irmãs, conhecidos como Palotinos e Palotinas.

Oferecimento
São Vicente Pallotti, grande é a nossa confiança em vós; sempre nos auxiliastes com a vossa proteção; na terra exortáveis continuamente os atribulados a rezar e a confiar em Deus.
Por isso rezamos e esperamos firmemente de Deus, pela vossa intercessão, a ajuda em nossas necessidades.
Alcançai de Deus, se for de sua vontade, saúde aos nossos enfermos, prosperidade em nossos negócios e planos, felicidade e paz de Jesus em nossos lares.
Fazei que sejamos justos para com o nosso próximo, atentos aos necessitados, vivendo em comunhão e participação.
Temos certeza de que não nos deixareis desamparados. Amém.

Fiquem com Deus.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novena de Natal da PJ

Olá!

No sábado, 04/12, tivemos o Consagrar-te-ei e, apesar do calor, foi muito bom. Segue abaixo algumas fotos do evento que aconteceu no Sta Mônica de Bento Ribeiro:

 




Começamos a nossa novena na casa do Guilherme (05/12) e fizemos os dois primeiros encontros. Discutimos sobre reciclagem e preservação da natureza e do mundo, como um todo. Muitas idéias surgiram e ficamos de providenciar recipientes para a separação e coleta seletiva de lixo no nosso Santuário. Além disso, também conversamos sobre o nosso gesto concreto e também ficou decidido que visitaríamos um asilo de idosos, localizado na Praça Seca.  
Sábado próximo (11/12) será na casa da Paula, no sábado (18/12) será na casa da Duda e o encerramento se dará na casa do Leandro (19/12). Comes e bebes são sempre bem-vindos e esperamos todos às 15h.