sábado, 7 de abril de 2012

Sexta e Sábado Santos!


Vigília de Quinta pra Sexta!


Via Sacra viva!


E Sábado Santo..

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa. 
Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos . No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é bendita, porque é a única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz.
Para muitos, o Sábado de Aleluia é apenas um dia de faxina ou de preparação para a Páscoa. No entanto, esse dia sem liturgia até a noite , quando se celebra a Vigília, tem um significado espiritual próprio. Jesus morreu por nós, e permaneceu três dias no sepulcro. Assim, também deveríamos nos dedicar com plena consciência ao teor espiritual desse dia. Isso acontece melhor em meio ao silêncio, Os ícones da Igreja oriental sempre representam a ressurreição de Jesus com Cristo subindo do reino dos mortos, trazendo consigo os mortos pela mão. No dia de Sábado de Aleluia permito que Cristo desça até o meu reino dos mortos, para que tome todos os mortos pela mão, inclusive o que há de morto em mim mesmo, e nos reconduza à luz, a fim de despertar-nos para a vida.Cristo esteve no sepulcro. Assim, o Sábado de Aleluia convida-me a olhar para minha própria situação sepulcral. O que me caberia enterrar? Que feridas em minha história de vida precisam ser enterradas de uma vez por todas? Para ressuscitar na Páscoa como uma pessoa salva e liberta, preciso ter a coragem de meditar acerca de meu sepulcro e de sepultar tudo o que me distancia da vida.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quinta feira Santa!

É o inicio do tríduo pascal,não há lógica em faltar qql uma dessas 3 celebrações(5º,6º e sab)Na 5º, celebramos a lava-pés onde Jesus ensina aos apóstolos a humildade e o servir.A Igreja revive o momento do Lava-pés e celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, na qual o Senhor instituiu a sagrada Eucaristia e lhes dá as últimas orientações. Normalmente são escolhidos 12 homens para estarem no altar, e o padre lava o pés desses "apostolos". Não há benção final, justamente porque não acaba a celebração. O resto da noite é um mistério indecifrável.A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.
Não devemos faltar a essa celebração!



por Mariana Diniz