quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reflitam...

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.  A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. 
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita. A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.  O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava João. Disse que o almoço havia sido há meia hora e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali. E disse a oração que fazia: 
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.  Assim, Jesus, hoje estou aqui só observando.'
O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse. 'É hora de ir' - disse João sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.  Teve então um lindo encontro com Jesus.  Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui só observando.'
Certo dia, o padre notou que João não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.  Durante a semana em que João esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como ele não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada! Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando João ouviu o comentário da enfermeira: 
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!
Parecendo surpreso, o velho virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia Ele vem! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.  Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! ' 

Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'
A falta de tempo para Deus é exatamente o que tem causado uma porção de problemas no mundo em que vivemos. Nos resumimos em encontrar Deus somente nas igrejas, aos domingos de manhã, talvez nos domingos à noite. Nos ocupando com nossas obrigações durante a semana toda. Lembramos d´Ele somente quando estamos doente e, claro, em velórios, quando perdemos entes queridos.
Porém não temos tempo pra Ele durante o trabalho, lazer etc. Não importa em que lugar do mundo, simplesmente achamos que podemos nos virar sozinhos. Que Deus nos perdoe por esses pensamentos! Não existe tempo ou lugar em que Ele não possa estar conosco. Deveríamos sempre parar e pensar em tudo que Ele fez e tem feito por nós.
Jesus disse: se sentires vergonha de mim, eu também sentirei vergonha de você quando estivermos na frente de meu pai.

sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra

Nessa sexta-feira Santa a Pastoral da Juventude realizou mais uma vez a encenação da Via Sacra. E mais uma vez com muito sucesso, pois foi muito emocionante. Todos que contribuíram de alguma fora, obrigado e parabéns!



                                                
                                                
                                                




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Semana Santa

A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição. Um decreto papal estabeleceu o Domingo da Ressurreição como a data mais importante do ano eclesiástico. Ele é celebrado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.


  • Domingo de Ramos - Entrada de Jesus em Jerusalém
A comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém, com a bênção e a procissão dos ramos.


 
  • Quarta Feira Santa - Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores
Os homens saem de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra igreja com Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.
1. Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. (Lc 23,34 a);
2. Hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43);
3. Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe. (Jo 19,26-27);
4. Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?! (Mc 15,34);
5. Tenho sede. (Jo 19,28 b);
6. Tudo está consumado. (Jo 19,30 a);
7. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. (Lc 23,46 b).

O sacerdote, diante das imagens, faz uma reflexão com estas frases, chamando o povo à conversão e à penitência. O silêncio é grande, já que a imagem de Nosso Senhor dos Passos mostra-o com a cruz às costas. É tudo isso que vivemos neste tempo de profunda reflexão. Nossa fé é pascal, passa pelo sofrimento, morte e ressurreição do Senhor.

  •  Quinta Feira Santa  - Ceia do Senhor (Lava-pés) No 13º capítulo do seu Evangelho, João fala sobre Jesus fraco, pequeno, que terminará sendo condenado e morto na cruz como um blasfemador, um fora da lei ou um criminoso. Até então, Jesus parecia tão forte, havia feito tantos milagres, curado doentes, ordenado que o mar e o vento se acalmassem e falado com autoridade para os escribas e os fariseus. Nós estamos frente a um Deus que se torna pequeno e pobre, que desce na escala da promoção humana, que escolhe o último, que assume o lugar de servo ou escravo. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia.
É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela vespera da morte.
A desnudação do altar hoje, é um rito prático, com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus. O rito atual é realizado de modo muito simples, após a missa. Feito em silêncio e sem a participação da assembléia. As orientações do Missal Romano pedem que sejam retiradas as toalhas do altar e, se possível, as cruzes da igreja. O significado é o silêncio respeitoso da Igreja que faz memória de Jesus que sofre a Paixão e sua morte de Jesus, por isso, despoja-se de tudo o que possa manifestar festa.

  • Sexta Feira da Paixão
A paixão de Cristo é a narrativa do calvário de Jesus desde o momento em que ele é preso no Monte das Oliveiras, após a realização da última ceia com os apóstolos, até a sua morte na cruz. Na mesma noite em que é preso, Ele é acusado de blasfemo por se apresentar como o Rei de Israel e é condenado à morte. Pilatos ofereceu a possibilidade de suspensão da condenação de Jesus, mas a multidão que estava no local incitada pelos sacerdotes preferiu que a liberdade fosse dada a Barrabás, um ladrão e assassino também condenado à morte.
A partir da sentença proferida de forma definitiva por Pilatos, Jesus teria passado pelos flagelos que os romanos impunham aos condenados. Entre eles, ser açoitado e carregar até o local da crucificação a trave horizontal da cruz. A paixão de Cristo é principalmente essa passagem das últimas horas da vida de Jesus, da última ceia até a sua morte na cruz, quando seu sofrimento teria sido uma prova de sua doação total e incondicional para redimir os pecados da humanidade, segundo os preceitos da Igreja Católica.

"Libertou então Barrabás, mandou açoitar Jesus e lho entregou para ser crucificado. Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: Salve, rei dos judeus! Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar. Saindo, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Chegaram ao lugar chamado Gólgota, isto é, lugar do crânio. Deram-lhe de beber vinho misturado com fel. Ele provou, mas se recusou a beber. Depois de o haverem crucificado, dividiram suas vestes entre si, tirando a sorte. Cumpriu-se assim a profecia do profeta: Repartiram entre si minhas vestes e sobre meu manto lançaram a sorte (Sl 21,19). Sentaram-se e montaram guarda. Por cima de sua cabeça penduraram um escrito trazendo o motivo de sua crucificação: Este é Jesus, o rei dos judeus" (São Mateus 27,26-37).
"Chegado ao meio-dia, houve trevas por toda a terra, até às três da tarde. Às três horas, Jesus exclamou em alta voz: "Eloì, Eloì, lema sabactàni?" que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste? (...)Soltando um grande brado, Jesus expirou. (...)Ao vê-Lo expirar daquela maneira, o centurião, que se encontrava em frente d'Ele, exclamou: "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus". Jesus, pregado na Cruz, imobilizado nesta terrível posição, invoca o Pai (cf. Mc 15, 34; Mt 27, 46; Lc 23, 46). Todas as suas invocações testemunham que Ele está unido com o Pai. "Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30); "Quem Me vê, vê o Pai" (Jo 14, 9); "Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho" (Jo 5, 17).
  • Sábado Santo
Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. Ele vai antes de tudo à procura de Adão, nosso primeiro pai, ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, agora libertos dos sofrimentos. Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o meio dos céus preparado para ti desde toda a eternidade.

Domingo de Páscoa
Páscoa significa a passagem da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A Páscoa é a festa mais importante para a Igreja Católica, pois nela se celebra o mistério da salvação.
O ovo representa nascimento e vida. Presentear pessoas com ovos é um costume de épocas remotas. Porém, os ovos (de verdade) foram substituídos por ovos de chocolate. O que não se pode esquecer é que mais do que as toneladas de chocolate, o centro de nossa fé será sempre Cristo que morreu e ressuscitou para nos mostrar que o Reino de Deus pregado por Ele está presente e vivo entre nós. Esse sim é o verdadeiro sentido da páscoa.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Boa noite, gente!
Graças a Deus tivemos o nosso 7º EAC e tudo correu bem, os adolescentes adoraram e o Pós-EAC (aos sábados às 16h) ficou bem cheio. Esperamos que eles perseverem na caminhada e que estejam presentes trabalhando no próximo EAC proporcionando muitas alegrias, surpresas e emoções a outros adolescentes.
Nesse domingo, dia 17/04, tivemos a primeira reunião para o 15º EJAC (apenas para coordenadores) e no dia 15/05 (a partir das 15h) teremos a primeira reunião geral, com todos os interessados em participar do encontro.

Estamos com muitas atividades nessa semana e nas próximas!

SEMANA SANTA:

21/04- Quinta-feira Santa (Missa de Lava-pés) às 19h
seguida de vigília: 22h-06h (seria legal levar algo como biscoito, café, chocolate, refri para a madrugada e, é claro, Bíblia e terço!)
22/04- Paixão do Senhor: Via-Sacra às 17h (quem puder e tiver, ir com a camisa da PJ para representar os jovens da Divina)
23/04- Vigíla Pascoal às 19h (cada um levar a sua vela!)

FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA:
No primeiro domingo após a Páscoa, celebramos o dia de misericórdia e o nosso santuário fará uma belíssima festa e convida a todos a participarem! Será nos dias 30/04 e 01/05, no Santuário da Divina Misericórdia. Ajudem a divulgar!


No dia 07/05, sábado posterior à festa da Divina Misericórdia, haverá um evento chamado Corações para Cristo 2011 e acontecerá na Paróquia Divino Salvador, segue maiores informações!


Por hora, esses são os nossos convites e as próximas atividades da nossa Pastoral. Espero que todos participem.
Um grande beijo e uma ótima Páscoa à todos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pensamentos...

Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos"


                                                                                                               (Provérbio chinês)


sábado, 2 de abril de 2011

Reta Final para o 7º EAC

Bom dia, meus queridos!
- Estamos chegando na reta final para o 7º EAC. Nesse domingo, a partir das 07h30 teremos o nosso retiro que se estenderá até às 17h. É muito importante a presença de todos que trabalharão no EAC, lembrando que cada equipe ficou responsável por levar alguma coisa, então falem com seus coordenadores para não se esquecerem.
- Dias 09 e 10 de março, próximo final de semana, será o 7º EAC na SDM. Lembrando que na quinta-feira haverá a missa de entrega e na sexta-feira arrumação, logo após a Via Sacra.
- Dia 16 será o pós-EAC (na Perseverança) e começarão as reuniões para o 15º EJAC.

Espero que todos estejam cumprindo suas promessas de Quaresma e se mantendo o mais longe possível da tentação de descumpri-las. Um pequeno esforço por alguém que deu a vida por nós.
Um abraço e um ótimo fim de semana!